
À mesa do jantar, um gesto heroico passa desapercebido: o pai serve todos os membros da família, um a um, e vai distribuindo os pedaços mais apetitosos. Só lhe sobrou a parte menos saborosa – mas ninguém nota, pois ele sorri e elogia tanto como os demais. Ninguém lhe exigiu esse pequeno sacrifício; ninguém certamente cobraria dele. Mas ele brota, sem plateia, da liberalidade do amor. É fruto da virtude da generosidade.
A generosidade tem muita relação com a justiça (que, por sua vez, é uma das quatro virtudes ditas “cardeais”), ainda que pareçam opostas. Se a justiça ensina a dar a cada um o que é devido, a generosidade vai além dessa prescrição, pois significa dar mais do que é devido. Ela é tão necessária quanto a justiça estrita: cumprir promessas, respeitar direitos, pagar dívidas, são ações boas, mas que não sustentam o frágil tecido social. A generosidade é que manifesta o amor e mantém vivas as relações.
Ela, a generosidade, não se limita a dar bens físicos, mas engloba tudo aquilo que um ser humano pode entregar a outro – tempo, atenção, paciência, energia. Emprestar um material, doar uma roupa ou brinquedo, são apenas uma parte do todo. Ela é composta de uma miríade de outras ações, tais como ceder a vez, ouvir com paciência os inoportunos, perdoar e pedir perdão com sinceridade, compreender os defeitos dos demais ou respeitar opiniões diferentes.
O período oportuno (chamado período sensitivo) para desenvolver essa virtude se intensifica entre os oito e dez anos. É aí que cabe intervir com constância para que ela fique sedimentada no caráter e se torne, de fato, uma disposição habitual. Incentivá-la em pequenos gestos, mas constantes, é o melhor meio de desenvolvê-la.
Como toda virtude, seu substrato natural é a vida em família. Quem não aprende ou não pratica a generosidade com seus familiares dificilmente conseguirá vivê-la com os demais. No máximo, conseguirá um simulacro ou atos generosos isolados, que não são a virtude em si.
Para melhor enxergá-la, cabe compará-la com o seu contrário, que é o egoísmo. Uma vida egoísta não é composta necessariamente de maldade descarada, de atos que prejudiquem o demais; ela pode ser um estreitamento do olhar. O mundo interior se encolhe de modo a apenas fazer caber o próprio conforto, gosto, opiniões ou necessidades. Os demais ficam sem lugar nesse mundo mesquinho.
Por isso, a generosidade tem a ver com a magnanimidade (literalmente, “grandeza de alma”), com ampliar o coração e os horizontes para antecipar as necessidades dos demais e atendê-las.
Essa generosidade brota do amor e da caridade, e, por isso, é desinteressada de recompensas externas: independe de vantagens, do “espetáculo”, do reconhecimento, de elogios, ou até de agradecimentos. Quer-se o bem do outro simplesmente por ser bem do outro, e a alegria que brota da boa ação é genuína. Quando a família se torna testemunho e terreno fértil para cultivar essa virtude, quando ela cuida que a motivação seja desinteressada e sincera e sedimentada em pequenos gestos que prepararão o coração para os gestos maiores, aí é que a generosidade se tornará um bálsamo para a vida de quem a pratica e dos que convivem com ela.
Prof. Luís Henrique Toniolo Serediuk (PEC do 3º Ano 2026)