Nossa proposta pedagógica se fundamenta nos princípios da Educação Personalizada, um modelo educacional idealizado pelo renomado pedagogo espanhol Victor García Foz. Esta abordagem visa a formação completa e integral do indivíduo, promovendo o pleno desenvolvimento da personalidade de cada aluno.
A Educação Personalizada se baseia em uma compreensão profunda da condição humana, reconhecendo a tridimensionalidade da pessoa: biológica, psíquica e espiritual. Este modelo educacional busca atender às necessidades individuais dos alunos, respeitando suas diferenças e ritmos de aprendizagem, e promovendo um ambiente onde cada um possa desenvolver suas potencialidades de forma plena.
Centralidade na Pessoa: A educação deve focar na pessoa como um ser único e irrepetível, considerando suas características individuais e respeitando sua dignidade intrínseca.
Desenvolvimento Integral: A proposta pedagógica visa o desenvolvimento harmonioso das dimensões biológica, psíquica e espiritual, permitindo que o aluno cresça não apenas em conhecimento, mas também em valores, habilidades emocionais e espirituais.
Individualização do Ensino: O reconhecimento de que cada aluno tem um ritmo e estilo de aprendizagem próprios leva à personalização das estratégias pedagógicas, adaptando métodos e conteúdos às necessidades específicas de cada estudante.
Interação e Relações Humanas: A construção de um ambiente educativo baseado no respeito mútuo, empatia e colaboração, onde as relações interpessoais são valorizadas como meio de crescimento pessoal e social.
Autonomia e Responsabilidade: A educação deve incentivar a autonomia do aluno, promovendo a capacidade de tomar decisões responsáveis e de agir de acordo com princípios éticos e morais.
Engajamento Ativo: O aluno é visto como protagonista de sua própria aprendizagem, sendo encorajado a participar ativamente do processo educativo, a questionar, explorar e descobrir.
Plano de observação e avaliação individualizados: O professor foca na observação diária do aluno, em cada uma das atividades, avaliando, prevenindo e obtendo dados concretos que utilizará para orientar o aluno e transmitir aos pais, com a finalidade de chegar a um plano de ação comum.
Educação completa: Através de um plano de formação que favorece o pleno desenvolvimento da personalidade, manifestado em diversos aspectos que se harmonizam na unidade da pessoa e da ação educativa.
Acompanhamento Contínuo: O progresso de cada aluno é monitorado continuamente, permitindo ajustes no plano de aprendizagem e oferecendo suporte personalizado conforme necessário.
Ambiente de Aprendizagem: A criação de um ambiente que estimule a curiosidade, a criatividade e a exploração, com recursos diversificados e atividades que promovam a integração das diferentes dimensões da pessoa.
Formação dos Educadores: Os professores são preparados para atuar como facilitadores do processo de aprendizagem, com habilidades para identificar e responder às necessidades individuais dos alunos, promovendo um clima de confiança e respeito.
A Educação Personalizada, portanto, não é apenas uma metodologia de ensino, mas uma filosofia que permeia todas as ações e relações dentro da comunidade educativa. Ela se propõe a formar indivíduos completos, capazes de enfrentar os desafios da vida com competência, ética e um profundo sentido de humanidade.