PROPOSTA PEDAGÓG...

  • A Descoberta do Conhecimento

PROPOSTA PEDAGÓGICA

CEI Navegantes {Samara Garcia}  (92)

O Centro de Educação Infantil Navegantes traz a essa cidade uma proposta de Educação Personalizada cujas características se destacam: o respeito ao ritmo e ao estilo pessoal de aprendizado, o plano pessoal de melhora (PPM) e a atenção a cada família e a cada aluno através de preceptorias, nas quais pais e escola trocam observações e desenvolvem metas de desenvolvimento para o aluno nas cinco dimensões (física, intelectual, afetiva, social e transcendental) e na educação da vontade.

Eixos

O Navegantes desenvolve suas atividades nos seguintes eixos: neuromotricidade, grafomotricidade, linguagem verbal e escrita, matemática, língua inglesa, linguagem plástica, musical e corporal, tecnologia da informação e comunicação, línguas estrangeiras, conhecimento de si mesmo, autonomia, conhecimento do meio, cultura e vida em sociedade, relacionamento com Deus.

Esses eixos foram escolhidos por se constituírem como orientadores de um trabalho em direção a aspectos que resultam de capital importância para a formação de pessoas para o século XXI: educação de valores que favoreça uma consciência ética, educação bilíngue que lhes permita desenvolverem-se em um entorno cosmopolita, compreensão e adaptação aos diferentes ritmos de trabalho e aprendizagem de si mesmo e do outro, aumentando assim a inteligência inter e intrapessoal em nosso alunado.

Características

O projeto educativo para Educação Personalizada aplicado no Navegantes reúne as seguintes características: completo, pessoal, coerente e eficaz.

  • Completo porque atende ao desenvolvimento de todas as dimensões da pessoa: físico, intelectual, social-afetivo, volitivo e transcendente;
  • Personalizado porque respeita o ritmo e estilo pessoal de aprender e promove encontros de preceptoria para uma maior interação de objetivos entre família e escola;
  • Coerente porque conjuga o trabalho em equipe das professoras e das famílias com o projeto educativo;
  • Eficaz porque utiliza uma metodologia operativa na qual a criança aprende fazendo. Tal metodologia contempla o protagonismo da criança no aprendizado.

Programas

O inglês diário por um método fundamentalmente vivencial, no qual a aprendizagem acontece de forma espontânea, como acontece com a língua materna.

O circuito neuromotor desenvolve a consciência corporal, as habilidades motoras e qualidades físicas básicas. A educação psicomotora é fundamental para o desenvolvimento da pessoa e ponto de partida de todas as aprendizagens.

As audições musicais desenvolvem o sentido auditivo, cultivam a sensibilidade estética da criança e o gosto pela música, criando um clima adequado para a expressão pessoal e a criatividade.

Os trabalhos de linguagem (trava línguas, adivinhações e poesias) melhoram a articulação, favorecem a memória, desenvolvem a criatividade e a imaginação, ampliam o vocabulário e cultivam a apreciação da beleza presente nas obras literárias.

Os Bits de imagem, linguagem e matemática são unidades de informação que se apresentam à criança de forma oportuna ao seu momento evolutivo permitindo-lhe uma fácil assimilação da informação. Os bits aumentam a capacidade da criança de reter informação, assentam as bases para a aquisição de conhecimentos sólidos, estimulam a inteligência, aumentam o vocabulário, melhoram a capacidade de atenção e desenvolvem a memória.

Os passeios de aprendizagem são percursos diários pelo colégio e exteriores, rompendo a barreira das paredes da sala de aula para sair para a natureza e aprender diretamente dela, num clima de alegria e tranquilidade. Desenvolvem a motricidade, os sentidos, a memória e bons hábitos de conduta.

A organização da sala em cantos de atividades é muito apropriada para a dinâmica de uma aula de Educação Infantil. A alternância de técnicas muito diversas, oferecidas num marco ordenado apesar de sua aparente desordem, facilita que se possa atender à evolução de cada criança e ajudá-la a se enfrentar com as aprendizagens básicas de acordo com seu nível de maturidade. Dividem-se em canto da linguagem, canto da matemática, canto das artes e canto das experiências.