• A Descoberta do Conhecimento

Nossos marinheiros visitam a Expo Da Vinci

Data: maio 13, 2016 Autor: admin Categoria: Sem categoria

SDC15055

“Passear aprendendo e aprender passeando” poderia ser uma descrição resumida desta situação de aprendizagem vivida no Navegantes que consiste em realizar passeios diários pelo colégio e exteriores e, eventualmente, visitas a exposições, feiras, mercados, floriculturas, etc.

Tal atividade oferece grandes possibilidades de aprendizagem para as crianças. A barreira das paredes da sala de aula é rompida por meio de passeios que promovem uma aprendizagem significativa em um clima de novidade, alegria e curiosidade.

Além disso é uma situação de aprendizagem para a criança na qual são desenvolvidos a motricidade, os sentidos e os hábitos de conduta.

Foi tudo isso que aconteceu  na visita à Expo Da Vinci no Shopping Aurora aqui em nossa cidade. O encantamento das crianças desde o momento em que embarcaram nas vans, a novidade do passeio de elevador para os menores e o desafio dos maiores para subir um lance de escada rolante sob o cuidado das professoras e a atenção dos bombeiros presentes no local garantindo sua segurança, foi uma injeção de auto estima e crescimento em confiança. A expressão delas quando chegaram ao local da exposição e “deram de cara” com um banner imenso da famosa obra desse gênio, a Monalisa, que estão estudando na escola, foi outro momento muito gratificante.

Apesar de um primeiro momento de “desconfiança” ao entrarem na sala de projeção que antecede as salas de exposição e que estava à meia luz, a maioria se sentiu “em casa” quando, após passarem pela cortina preta que separa os dois ambientes, depararam com o imenso panorama das criações de Da Vinci que podiam ser tocadas, movimentadas e “descobertas”.

A entrada na sala com as réplicas das grandes obras de Leonardo foi outro momento ímpar. Foi muito gostoso ouvir nossos pequenos marinheiros se referirem às várias obras e seus nomes. Imaginem que delícia ver uma turminha de 3 anos de idade correr ao encontro de uma pintura falando “Olha! A Monalisa”!

E no quesito respeito e assimilação de bons hábitos de conduta, nossas crianças foram nota 10! Dentro do limite de capacidade de atenção de crianças dessa idade, permanecer em uma visita guiada por 1h30min sendo capazes de ouvir e interagir com os monitores é admirável. A presença de crianças tão pequenas em um ambiente como esse chamou, de fato, a atenção dos monitores que não puderam esconder a surpresa quando viram que os visitantes não eram “tão grandes como eles imaginavam”. E chamou também a atenção dos adultos que estavam no local: esses paravam, comentavam, admiravam, davam a preferência para que os pequenos tomassem o elevador ou passassem.

Foi, enfim, um passeio maravilhoso que cumpriu a meta para a qual estava proposto: a descoberta do conhecimento através de vivências prazerosas e experienciais.

Curtam muito as fotos e que venham mais oportunidades assim!